24 janeiro 2010

UAU! Quanto sal!

Bom, queridíssimo, ainda estou me acostumando a esta vida de blogueiro. Meio relapso, sei, mas você há de convir que nas férias a gente fica mais preguiçoso...
Além disso, viajei e tal (E QUE VIAGEM! DIGA-SE DE PASSAGEM). Mas esse é um assunto para um próximo post. Não vou tentar prever uma data. Não quero passar por mentiroso mais uma vez.

Mas vamos então ao que interessa. Conforme prometido, você agora ficará sabendo de uma vez por todas se o costume de sua mãe de encher com batatas aquela panela de cozidos extremamente salgados é válido ou se é só mais uma das coisas sem sentido que ela faz.

As informações que darei foram baseadas no livro "O Que Einstein Disse a Seu Cozinheiro", de Robert L. Wolke. Adoro este livro. É destinado a todos os interessados pela culinária e que querem entender um pouco melhor algumas coisas lindas que acontecem na cozinha. Altamente recomendado.




O autor do livro se dispôs a testar essa crença popular, a fim de ver se é mito ou não.

Batatas cruas foram cozidas em água salgada e a quantidade de sal na água foi medida antes e depois da adição das batatas. Os detalhes do experimento são detalhes. rs. Não os darei aqui. Quem sabe em um outro momento. Os mais interessados podem me perguntar (ou comprar o livro...).
A concentração de sal nas amostras de caldos salgados foi determinada pela condutividade elétrica em cada uma. A ideia é que a água salgada conduz a eletricidade e que a condutividade pode estar diretamente relacionada ao conteúdo de sal.

Além do teste de condutividade foi feito também o teste do sabor. Adivinhe: siiiim, a batata cozida na água sem sal não tinha gosto, enquanto que a batata cozida na água salgada estava também salgada.

E daí?

BINGO! As batatas absorvem o sal das sopas!!!!!!!

Será?

Deveria ser.. Mas, na verdade, os testes mostraram que isso significa apenas que as batatas absorveram um pouco de água salgada; mas elas não extraíram seletivamente o sal da água.
Imagine uma esponja colocada em água salgada. Ela sairia com gosto salgado, mas a concentração do sal na água (quantidade de sal por litro) seria exatamente a mesma. A água não estaria mais nem menos salgada.

Então, no fim das contas, apesar de parecer que sim, colocar batatas não ajuda a tornar a sopa, o caldo ou o que quer que seja, menos salgado.

Apesar disso, euzinho aqui recomendo que você continue a fazer isso. Afinal, uma batatinha cozida cai muito bem!

E me convide pro jantar!




Um comentário:

Veluma Nunes disse...

Adoreeii tchutchucoo!
Te convidar pro jantar?
sempre! vc é meeu chiquee!
beijonees
veluma Nunes