24 janeiro 2010

UAU! Quanto sal!

Bom, queridíssimo, ainda estou me acostumando a esta vida de blogueiro. Meio relapso, sei, mas você há de convir que nas férias a gente fica mais preguiçoso...
Além disso, viajei e tal (E QUE VIAGEM! DIGA-SE DE PASSAGEM). Mas esse é um assunto para um próximo post. Não vou tentar prever uma data. Não quero passar por mentiroso mais uma vez.

Mas vamos então ao que interessa. Conforme prometido, você agora ficará sabendo de uma vez por todas se o costume de sua mãe de encher com batatas aquela panela de cozidos extremamente salgados é válido ou se é só mais uma das coisas sem sentido que ela faz.

As informações que darei foram baseadas no livro "O Que Einstein Disse a Seu Cozinheiro", de Robert L. Wolke. Adoro este livro. É destinado a todos os interessados pela culinária e que querem entender um pouco melhor algumas coisas lindas que acontecem na cozinha. Altamente recomendado.




O autor do livro se dispôs a testar essa crença popular, a fim de ver se é mito ou não.

Batatas cruas foram cozidas em água salgada e a quantidade de sal na água foi medida antes e depois da adição das batatas. Os detalhes do experimento são detalhes. rs. Não os darei aqui. Quem sabe em um outro momento. Os mais interessados podem me perguntar (ou comprar o livro...).
A concentração de sal nas amostras de caldos salgados foi determinada pela condutividade elétrica em cada uma. A ideia é que a água salgada conduz a eletricidade e que a condutividade pode estar diretamente relacionada ao conteúdo de sal.

Além do teste de condutividade foi feito também o teste do sabor. Adivinhe: siiiim, a batata cozida na água sem sal não tinha gosto, enquanto que a batata cozida na água salgada estava também salgada.

E daí?

BINGO! As batatas absorvem o sal das sopas!!!!!!!

Será?

Deveria ser.. Mas, na verdade, os testes mostraram que isso significa apenas que as batatas absorveram um pouco de água salgada; mas elas não extraíram seletivamente o sal da água.
Imagine uma esponja colocada em água salgada. Ela sairia com gosto salgado, mas a concentração do sal na água (quantidade de sal por litro) seria exatamente a mesma. A água não estaria mais nem menos salgada.

Então, no fim das contas, apesar de parecer que sim, colocar batatas não ajuda a tornar a sopa, o caldo ou o que quer que seja, menos salgado.

Apesar disso, euzinho aqui recomendo que você continue a fazer isso. Afinal, uma batatinha cozida cai muito bem!

E me convide pro jantar!




09 janeiro 2010

Mais de mim

A cada nova postagem algo novo sobre coisas que entendo ou gosto são mostradas e, consequentemente, mais sobre mim você aprende (ou não).

Não sei se isso é seu interesse (saber sobre mim), mas, de qualquer forma, em breve você se tornará um especialista em Léo - caso seja um leitor assíduo do "Quem lê, gosta" ( e se este que vos escreve for também um blogueiro assíduo).

Acabo de me formar em química e este assunto será abordado aqui. CALMA!!! Não pare de ler! Não se desespere! Tentarei trazer assuntos interessantes, do dia-a-dia. E o que é melhor: de uma forma simples. Bom, pelo menos é o que vou tentar. Espero conseguir.

Mas pra eu saber se estou conseguindo, preciso de um feed back... Por isso, por favor comente as postagens. Sugira coisas. Pergunte!

Amanhã vamos entender como (e se) funciona colocar batatas em sopas e caldos que, por motivos de diferença entre a sua pitada e a pitada da sua mãe, ou outros motivos que certamente não são devidos a você (aham, tá...), tenham ficado tão salgados quanto lamber sal. Afinal, existem pitadas e PITADAS...

Até amanhã!

06 janeiro 2010

Tá Rindo, É?

Bom, como os que me conhecem já sabem muito bem, sou muito fã da cantora e compositora (multi instrumentista e tudo de bom) Ana Carolina. Por isso, ela e suas músicas sempre transitarão por este blog.

Aos que estão me conhecendo, vão se acostumando...



Pra começar, ela já é citada na descrição do "quem lê, gosta", com um trecho da canção "Tá Rindo, É". Essa música é considerada (por mim) a melhor canção do disco N9ve, lançado pela Ana no ano de DOIS MIL E N9VE (07 de agosto, pra ser exato). Pra quem não sabe, em 2009 ela comemorou 10 anos de carreira. Por ter nascido no dia 9 do mês 9 de 1974 e ter iniciado sua carreira nacional no ano de 1999 nada mais justo (e genial) do que lançar um disco chamdo N9ve com 9 músicas e com tiragem inicial de 99.999 exemplares.




Sim. Ela pode fazer isso!

Além disso, no dia 2 de dezembro foi lançado seu CD e DVD comemorando 10 anos de carreira: "Multishow Registro Ana Car9lina + um", onde 12 músicas dos seus trabalhos mais recentes ("N9ve", "Dois Quartos" e "Multishow Ao Vivo Dois Quartos" foram apresentadas juntamente com algum parceiro que teve alguma importância na vida e/ou na carreira de Ana, além de duas músicas ainda inéditas em sua (magnífica) voz.




Em "Multishow Registro Ana Car9lina + um" a música "Tá Rindo, É" fora gravada com Seu Jorge, num show de interpretação.

Confira o vídeo:


Letra da música:

Ah, hoje eu quebrei o meu despertador logo pela manhã
Tocou atrasado e eu quase perdi o horário da van,
Agora você vê como são as coisas Maria José,

Se der

Se der, pra você me emprestar aquele seu vestido azul cor de mar
E se não servir vou tentar perder um quilo e meio até lá
Semana que vem é o tal casamento e eu não tenho o que usar

Se der

Ah, e falando nisso homem bom, hoje em dia, tá ruim de arranjar
Aquele que eu tinha eu peguei com outra, mandei ele andar
Malandro e folgado comigo não dura mais nem um luar,
Tá rindo, é?


Ah, vamos dando risada que a vida nos chama não da pra chorar
A minha oração é bem curta pro santo não entediar
E vamo que vamo e vamo que vamo

Ah, vamos dando risada que a vida nos chama não da pra chorar
A minha oração é bem curta pra não entediar
E vamo que vamo e vamo que vamo que dá

Ah, recebi um torpedo da telefonia no meu celular
Prometendo desconto às três da manhã se eu puder falar
Mas de madrugada, quem vai me atender, quem vai me ligar? (Eu, hein?!)


Tchau
Fique tranqüila que o vestido eu cuido, não deixo sujar
Quem sabe eu te ligue pra pode a tarifa a gente aproveitar
Ou quem sabe até eu arranje alguém novo pra me namorar
Tá rindo, é?

Ah, vamos dando risada que a vida nos chama não da pra chorar
A minha oração é bem curta pro santo não entediar
E vamo que vamo e vamo que vamo

Ah, vamos dando risada que a vida nos chama não da pra chorar
A minha oração é bem curta pra não entediar
E vamo que vamo e vamo que vamo que dá


E vamo que dá
E vamo que dá



_________________________________________________________

Essa música é deliciosa! Gostosa de ouvir e diferente daquelas de amores (correspondidos ou não). Letra leve, divertida. Uma conversa entre duas mulheres em uma van. Coisas do dia-dia, tra(du)zidas claramente, como só a Ana sabe fazer!

05 janeiro 2010

Palíndromo

Você sabe o que é um palíndromo?

Não?!!
Então,
Ame a Ema.

Não a ama?
Então,
Amor, me ame em Roma.
Após a sopa...
Assam a massa...
Roma é Amor!!!

Não me queres  :(
Não me querem   ;(
Então,
Morram após a sopa marrom!!!


Agora viste o que é um palíndromo.
Espero que sim...





Por
Leonardo Ribeiro Ramos de Oliveira

04 janeiro 2010






Expectativas...

Aos poucos vamos nos dando conta de que estamos em 2010.
Por enquanto continuamos a rasurar coisas que escrevemos...
04/01/09  ops...  04/01/10
NOSSA! E pra piorar, além de ainda termos que nos acostumar com o novo ano - como é comum em cada ano novo - temos ainda que aceitar esse (xx/xx/10). Não sei quanto a você, mas eu tenho a impressão de que "/10" quer dizer "/1910".

Bom, mas independentemente de como nos sentimos ou das impressões que temos, é fato de que um novo ano começou. Isto ninguém nega. Ninguém muda.
O que fazemos, planejamos ou idealizamos nesse novo é o que faz a diferença. Geralmente planejamos mudar. Idealizamos evoluções no nosso modo de ser e agir. Criamos expectativas.

Tudo isto é muito bom! Só temos que tomar cuidado em ficar apenas no "plano dos planos". Temos que atingir o plano das REALIZAÇÕES! Para tal feito, é necessário pensar em cada etapa, realizá-la e partir para a próxima. Afinal, estradas são feitas de passos!

"Vamo que vamo que dá"

Um grande abraço!

02 janeiro 2010

Um ano que é 10!

Nem bem o ano começou e já sinto no ar a certeza do bom. Aliás, a certeza do ótimo! Bons fluidos estão por aí... Vamos aproveitar e captar tudo isso pra nós. Vamos converter e multiplicá-los. Os bons fluidos se tornarão ótimos.

Escrevam o que eu disse.
Aliás, apenas leiam o que eu escrevi (rs).

SUCESSO!

2010.
Chegou.
Dois Mil e Dez.
Marcou.
2000 e 10.
É Dez!